metropoles.com

Estudo diz que 45% da população vê a diversidade como algo positivo

A pesquisa indica que as diferenças são mais bem vistas na Indonésia, na Coreia do Sul, no Reino Unido e nos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
Democracia racial?
1 de 1 Democracia racial? - Foto: IStock

Em média, 45% dos habitantes de 27 países consideraram que a diversidade social é algo positivo, enquanto 23% acham que se trata de uma condição ruim. Já para outros 19%, isso não faz diferença. Os dados são do Centro de Pesquisas Pew, sediado nos Estados Unidos.

No Brasil, 51% dos entrevistados disseram achar que a diversidade é algo positivo e 13%¨são contrários a ela.

O estudo, divulgado nessa segunda-feira (22/04/2019), vê a diversidade como a variação de preferências religiosas, origens étnicas, costumes e a cor da pele entre as pessoas que vivem em um mesmo país. O levantamento consultou 30 mil pessoas em 27 países, de março a junho de 2018.

O estudo indicou que a diversidade é mais bem vista em países como a Indonésia (76%), a Coreia do Sul (68%), Reino Unido (62%) e Estados Unidos (61%). Já a oposição às diferenças ficou mais evidente na Grécia (62% contrários), na Itália (45%) e entre apoiadores de partidos de extrema-direita, como o AfD, na Alemanha, e o Ukip, do Reino Unido.

Igualdade de gênero
Além das questões sociais, a pesquisa abordou o avanço da igualdade de gênero, como o pagamento de salários iguais a homens e mulheres em funções similares.

No total dos 27 países, 68% consideram que houve melhora na igualdade nos últimos 20 anos e 8% disseram que houve piora. Já para 22%, nada mudou.

No Brasil, 68% afirmaram ter visto melhora e para 21% tudo segue como antes. A maior percepção de mudança positiva foi na Suécia (80%). A menor, na Hungria (29%).

Religião
Os entrevistados foram questionados ainda sobre o papel da religião na sociedade. 37% consideram que ela tem o papel menos importante hoje do que possuía há 20 anos e outros 27% disseram que o papel é maior ainda. 22% não viram mudanças.

A queda da importância da religião foi mais sentida em países como a Espanha (65%), o Canadá (64%) e a Austrália (63%).

No Brasil, a maioria (51%) consideram que a religião tornou-se mais importante nas últimas duas décadas. Esta prevalência se repete em países como a Indonésia (83%), a Nigéria (65%) e as Filipinas (58%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?