Estados Unidos registra a maior inflação desde 1982
O Departamento do Trabalho americano informou que o índice de preços ao consumidor subiu 0,5% em dezembro, acumulando alta de 7% em 12 meses
atualizado
Compartilhar notícia
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (12/1) que o índice de preços ao consumidor (IPC ou CPI, em inglês) do país teve alta de 0,5% em dezembro e atingiu o maior nível em quatro décadas.
A porcentagem está acima dos 0,4% previstos pelo mercado financeiro, mas teve queda em relação aos dados registrados no mês anterior, de 0,8%. No que diz respeito ao IPC anual, a taxa ficou em 7%.
Um dos fatores que desestabilizou a economia norte-americana foi a estagnação em cadeias de abastecimento devido à pandemia de Covid. O aumento dos preços de aluguéis e veículos, por exemplo, está impulsionando o núcleo da inflação, que está bem acima da meta de 2% do Sistema de Reserva Federal.
No Brasil, os itens que mais afetaram o IPCA, índice que mede a inflação brasileira, são relacionados ao transporte, e os combustíveis em geral foram o peso maior para a economia em 2021.
O coronavírus e a variante Ômicron, porém, preocuparam o governo e países do mundo inteiro, em especial nos setores ligados ao turismo.