metropoles.com

Estados Unidos e Venezuela fecham acordo e trocam prisioneiros

Em troca de Franqui Flores e Efraín Campo Flores, sobrinhos da primeira-dama venezuelana, Maduro libertou sete prisioneiros norte-americanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Spencer Platt/ Getty Images
presidente dos EUA Joe Biden discursa em um palanque. é possível ver, em destaque, a bandeira do país ao fundo
1 de 1 presidente dos EUA Joe Biden discursa em um palanque. é possível ver, em destaque, a bandeira do país ao fundo - Foto: Spencer Platt/ Getty Images

Os Estados Unidos e a Venezuela selaram acordos e trocaram prisioneiros, neste sábado (1º/10). O governo de Nicolás Maduro liberou sete presos norte-americanos e Joe Biden soltou dois sobrinhos da primeira-dama venezuelana Cilia Flores, presos por tráfico de drogas no Haiti.

As autoridades venezuelanas libertaram cinco executivos da Citgo, subsidiária da PDVSA, petrolífera estatal da Venezuela, em Houston, no Texas. São eles: Tomeu Vadell, José Luis Zambrano, Alirio Zambrano, Jorge Toledo e José Pereira. Além disso, foram soltos o veterano da Marinha norte-americana Matthew Heath e Osman Khan.

A prisão dos executivos aconteceu em 2017, em Caracas, capital da Venezuela, durante uma reunião da empresa de petróleo venezuelana. Já Heath foi detido em 2020, sob alegação de suposto tráfico de armas, e Osman Khan foi preso em janeiro deste ano.

Os presos norte-americanos foram libertados em troca de Franqui Flores e seu primo Efraín Campo Flores, sobrinhos de Cilia Flores. Ambos foram presos em 2015, durante uma operação da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) e condenados a 18 anos de prisão por tráfico de drogas.

Em sua conta no Twitter, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, comemorou a troca de prisioneiros com a Venezuela. “Nós celebramos a libertação e o retorno muito atrasados de sete cidadãos dos EUA, detidos injustamente na Venezuela. Nunca pararemos de trabalhar até que todos os cidadãos dos EUA reféns ou detidos injustamente em todo o mundo estejam em casa”, declarou.

A negociação entre os dois países iniciou em 5 de março deste ano, quando funcionários do alto escalão dos Estados Unidos visitaram Caracas. O presidente norte-americano tinha realizado algumas concessões ao governo venezuelano, entre elas a retirada de Carlos Malpica Flores, outro sobrinho da primeira-dama da Venezuela, da lista do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?