Estados Unidos atacam pontos do Estado Islâmico na Síria e Iraque
Ataques contra posições do Estado Islâmico no Iraque e Síria foram realizados entre 30 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) anunciou ter realizado uma nova série de ataques contra posições do Estado Islâmico (ISIS) no Iraque e Síria. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (6/1).
A operação visou “interromper e degradar a capacidade do ISIS de planejar, organizar e conduzir ataques contra civis na região”, bem como cidadãos dos EUA e aliados. De acordo com o comando militar norte-americano que opera na área, os bombardeios aconteceram entre 30 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro deste ano.
No Iraque, combatentes da organização extremista foram mortos em uma caverna localizada na região de Hamrin. Um membro da coalizão militar liderada pelos EUA foi morto durante a ofensiva, e outros dois ficaram feridos. Suas identidade não foram reveladas.
Já na Síria, a CENTCOM mirou em uma área perto da cidade de Deir ez-Zor. Ao lado das Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança de milícias lideradas pelos curdos, forças dos EUA capturaram um líder de uma das células do Estado Islâmico na região.
Desde a queda de Bashar al-Assad, o governo norte-americano intensificou operações visando redutos do ISIS no país e em nações vizinhas, sob a justificativa de garantir que o grupo não volte a ganhar poder na região.