Estado Islâmico ameaça cometer atentado na Copa da Rússia
Em vídeo, EI diz querer se vingar do presidente Vladimir Putin devido ao envolvimento do país em operações contra o grupo na Síria
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) voltou a fazer ameaças contra a Copa do Mundo na Rússia. Em um novo vídeo, os terroristas prometem “um massacre como nunca visto”. A mensagem foi publicada em vários canais e chats extremistas nesta quinta-feira (15/6), um dia após a abertura do Mundial – com partida disputada em Moscou entre Rússia e Arábia Saudita.
No vídeo, o Estado Islâmico diz que pretende se “vingar” da Rússia e do presidente Vladimir Putin devido ao envolvimento em operações contra o grupo terrorista na Síria. O material é concluído com imagens panorâmicas dos estádios, como o de Sochi, sendo atingidos por explosões à bomba provocadas por drones.
De acordo com Rita Katz, da agência SITE, jihadistas do EI têm postado nas últimas horas campanhas incitando ataques na Rússia e dando instruções detalhadas para atentados em restaurantes, shoppings centers e áreas de pedestres.
“Diante de várias derrotas militares na Síria e no Iraque, o Estado Islâmico está desesperado por atenção e tentando intimidar o público. Dito isso, faz sentido que eles lancem ameaças contra a Copa do Mundo”, disse Katz.
Esta não é a primeira ameaça do Estado Islâmico de cometer atentados durante a Copa do Mundo. Em 2014, no Brasil, eles também pediram ação de jihadistas. Já o governo de Moscou diz temer atentados por terroristas russos que deixaram o país para lutar pelo EI.