metropoles.com

Esquerdista Gustavo Petro toma posse como presidente da Colômbia

Ex-guerrilheiro foi eleito sob a promessa de acabar com a fome e a desigualdade social no país. O presidente Jair Bolsonaro não foi à festa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
PEtro
1 de 1 PEtro - Foto: Reprodução

Gustavo Petro tomou posse como presidente da Colômbia neste domingo (7/8). Uma grande festa popular na Praça Bolívar, em Bogotá, foi realizada para marcar o início do mandato do primeiro chefe de Estado de esquerda da história do país. Segundo as autoridades, 150 mil pessoas participaram do evento.

O ex-senador e ex-guerrilheiro de 62 anos disse ter como prioridade de governo acabar com a fome do país de 50 milhões de habitantes. Seus eleitores esperam que o colombiano faça reformas sociais e econômicas para reduzir a violência e a desigualdade social.

O novo presidente também tem como objetivo reabrir as fronteiras e relações políticas e comerciais da Colômbia com a Venezuela. O ditador Nicolás Maduro, porém, não foi convidado para a cerimônia de posse de Petro.

A cerimônia de posse começou às 15h, no horário local de Bogotá, e contou com a presença de autoridades internacionais, incluindo nove presidentes latino-americanos, como o chileno Gabriel Boric, e o rei espanhol Felipe 6º.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não esteve presente. O governo brasileiro foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?