metropoles.com

“Esperamos que mais reféns sejam libertados neste sábado”, diz Biden

A declaração do presidente dos EUA ocorre após a libertação do primeiro grupo de reféns, depois de um acordo entre Israel e o Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
imagem colorida joe biden- metropoles
1 de 1 imagem colorida joe biden- metropoles - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, comentou a libertação do primeiro grupo de reféns, após o acordo entre Israel e o Hamas nesta sexta-feira (24/11). O líder norte-americano afirmou que “é apenas o começo, mas até agora está indo bem”. Biden ainda destacou que espera mais libertações neste sábado (25/11).

“A libertação de hoje é o inicio de um processo. Esperamos que mais reféns sejam libertados amanhã, e mais no dia seguinte, e mais no dia seguinte a esse também. Nos próximos dias, esperamos que dezenas de reféns sejam devolvidos às suas famílias”, afirmou.

Biden disse que o acordo é resultado de esforços diplomáticos. “Eu consistentemente pressionei por uma pausa no conflito por dois motivos: para acelerar e expandir a entrada de ajuda humanitária em Gaza e para facilitar a libertação de reféns”, destacou.

“Nós também não vamos parar até trazer esses reféns para casa”, pontuou. O presidente dos EUA acrescentou que a pausa humanitária é uma oportunidade “crítica” para entregar combustível, medicamentos, água, comida e todo material essencial aos civis de Gaza.

Reféns liberados

O primeiro grupo de reféns em poder do Hamas foi libertado às 11h (16h, no horário local) desta sexta-feira (24/11): 24 pessoas ganharam a liberdade. Dessas, 13 são mulheres e crianças israelenses, como acordado na trégua de quatro dias entre o grupo extremista e Israel, além de 10 tailandeses e um filipino, que deixaram o cativeiro após negociações com os governos de seus países.

Os israelenses ficaram no Egito, sob custódia da Cruz Vermelha. A soltura é resultado de um armistício que começa nesta sexta, um dia após a data prevista no anúncio original, e vai durar quatro dias. Cerca de duas horas depois, 39 mulheres e crianças palestinas tiveram a liberação confirmada de prisões israelenses.

Tanto o grupo extremista Hamas quanto Israel firmaram um acordo de cessar-fogo para que 50 reféns – mulheres e menores de 19 anos – sejam libertados, em troca de 150 mulheres e adolescentes palestinos detidos em Israel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?