metropoles.com

Espanha: polícia prende “narcolancha” com cocaína da América Latina

Carga tem origem na América Latina e seguia para o sul das Ilhas Canárias. Ação espanhola é contra a “rota atlântica” de drogas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida do narco-barco apreendido na Espanha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do narco-barco apreendido na Espanha - Metrópoles - Foto: Reprodução

Autoridades espanholas apreenderam, nesta quinta-feira (15/2), uma lancha que transportava mais de quatro toneladas de cocaína em operação contra a “rota atlântica” de drogas e prenderam quatro tripulantes. A carga vinha da América Latina e seguia para o sul das Ilhas Canárias.

Segundo as forças de segurança, a chamada  “narcolancha” estava a cerca de 920 quilômetros do arquipélago espanhol, próximo da costa no noroeste da África.

A operação faz parte do combate ao tráfico de drogas existente na denominada “rota atlântica da cocaína”. Segundo as autoridades, o tráfico ocorre  “por todo o tipo de embarcações que, provenientes da América do Sul, transportam substâncias estupefacientes no meio do Atlântico para posterior envio”.

Em comunicado, a polícia espanhola, afirmou que “após a intercepção e embarque no barco da droga, foi imediatamente verificada a sua carga, que consistia em 4.350 quilos de cocaína”.

A operação foi feita em parceria com a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), a Agência Nacional do Crime (NCA) do Reino Unido e com agências espanholas.

Após informações captadas, os agentes usaram um dispositivo aeronaval para buscar uma embarcação “semirrígida, considerada suspeita de tráfico de drogas proveniente da América do Sul e que faria parte de uma operação internacional”.

Na sexta-feira (9/2), um outro “narcobarco” entrou em confronto com a Guarda Civil e causou a morte de dois guardas no porto Andaluz de Barbate, no sudoeste da Espanha, o que gerou maior atenção ao tráfico de drogas pela “rota atlântica”.

A Espanha é uma das principais rotas de entrada de drogas no continente Europeu devido à proximidade com o norte da África e as relações existentes com a América Latina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?