Espanha escala crise com Argentina ao retirar embaixadora do país
Crise diplomática teve início no último domingo (19/5), após Javier Milei acusar esposa do premiê espanhol, Pedro Sanchez, de corrupta
atualizado
Compartilhar notícia
A Argentina enfrenta uma crise diplomática com a Espanha desde que o atual presidente argentino, Javier Milei, atacou o governo do espanhol Pedro Sanchez e acusou a mulher do político de corrupta, durante um discurso feito no último domingo (19/5). Como reação à fala, a embaixadora da Espanha em Buenos Aires, María Jesús Alonso Jiménez, foi retirada de forma definitiva do país sul-americano.
O discurso de Milei foi feito durante um comício organizado pela extrema direita espanhola, Vox, no domingo (19/5), em Madri. De forma presencial, o argentino foi aplaudido de pé ao se voltar contra os “esquerdistas”. Na ocasião, Javier Milei não se reuniu com o governo local.
Ainda no domingo, o governo de Sanchez exigiu que Milei fizesse um pedido oficial de desculpas por ter acusado Begoña Gómez, esposa do presidente, de corrupção. O porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, afirmou, na segunda-feira (20/5), que o governo do país não tem motivo para pedir desculpas.
Em relação aos últimos acontecimentos, a retirada da embaixadora da Espanha em Buenos Aires representa mais um passo até uma ruptura completa entre os dois países. No Brasil, a preocupação é de que a situação impeça avanços em negociações entre o Mercosul e a União Europeia.