metropoles.com

Espanha, Bélgica e Alemanha prendem cinco suspeitos de terrorismo

Um dos suspeitos foi detido em Bruxelas e outro em Wuppertal, na Alemanha, outras duas prisões ocorreram na cidade de Barcelona, no nordeste da Espanha, e a quinta em Melilla, enclave espanhol no norte da África

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
policia alemanha
1 de 1 policia alemanha - Foto: iStock

As polícias de Espanha, Bélgica e Alemanha detiveram cinco pessoas acusadas de formar parte de uma célula que difundia propaganda e recrutava insurgentes para o grupo terrorista Estado Islâmico, informaram autoridades nesta quarta-feira. A célula, formada por quatro espanhóis e um marroquino, representava “uma ameaça grave, concreta e continuada para a segurança na Europa”, afirmou o Ministério do Interior da Espanha.

Os cinco detidos trabalhavam para a milícia radical na difusão de informações em vários sites, entre eles uma página do Facebook chamada “Islã é Espanhol”, disse o ministério em comunicado. A comunidade, supostamente administrada pelos dois detidos na Bélgica e na Alemanha, tinha 32.500 seguidores e vinha crescendo, acrescentou o texto oficial.

Um dos suspeitos foi detido em Bruxelas e outro em Wuppertal, na Alemanha, outras duas prisões ocorreram na cidade de Barcelona, no nordeste da Espanha, e a quinta em Melilla, enclave espanhol no norte da África, segundo a nota. O grupo usava a internet para convencer pessoas a cometer ataques terroristas, elogiar o Estado Islâmico e buscar novos membros, diz o comunicado, acrescentando que a célula tinha como foco de suas atividades os jovens muçulmanos com raízes no noroeste africano.

Desde 2015, a Espanha prendeu 113 supostos ativistas favoráveis à guerra santa e a polícia espanhola colaborou na detenção de mais 30 pessoas em outros países. O coordenador antiterrorismo da União Europeia, Gilles de Kerchove, afirmou que as novas detenções mostram o avanço no intercâmbio de dados de inteligência.

“Os serviços de segurança e as agências de segurança estão compartilhando muito mais informação que antes”, afirmou a autoridade hoje durante evento em Bruxelas. “É impressionante ver o número de planos que se frustraram nas últimas semanas, o número de pessoas que foram presas.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?