Espaçonave Orion, da Nasa, faz sobrevoo a 130 quilômetros da Lua
Após o lançamento da Orion, na última quarta-feira (16/11), Jim Free, executivo da Nasa, anunciou que a operação foi bem-sucedida
atualizado
Compartilhar notícia
A espaçonave Orion fez seu sobrevoo mais próximo da Lua nesta segunda-feira (21/11), a 130 quilômetros da superfície do satélite. A informação foi divulgada por Jim Free, vice-administrador associado da Nasa.
Ele deu detalhes sobre a operação, que foi bem-sucedida. “A espaçonave Orion completou seu sobrevoo mais próximo da Lua nesta manhã, cerca de 130 km acima da superfície lunar, viajando a 8,2 mil km/h”, escreveu no Twitter.
O lançamento do superfoguete é um dos passos da missão Artemis I, da Nasa, que tem o objetivo de voltar a levar humanos para a Lua.
Antes do sobrevoo, foi feita uma queima com potência de saída que aumentou a velocidade a uma taxa de mais de 933 k/h, segundo Free.
Fly-by complete!@NASA_Orion completed its closest fly-by of the Moon this morning, 81 miles above the lunar surface, traveling 5,102 mph. Before the fly-by, we conducted an outbound powered fly-by burn, increasing speed at a rate of more than 580 mph: https://t.co/gqViM3BJLg pic.twitter.com/9IUkQUj4pf
— Jim Free (@JimFree) November 21, 2022
O lançamento da Artemis I, na última quarta-feira (16/11), ocorreu após vários adiamentos de decolagem. Em setembro, a Nasa decidiu adiar o lançamento por causa do tempo ruim, associada à tempestade tropical Ian.
“Demorou muito para chegar aqui, mas a Orion agora está a caminho da Lua”, informou Jim Free.
“Este lançamento bem-sucedido significa que a Nasa e os nossos parceiros estão no caminho para explorar mais longe no espaço do que nunca, para o benefício da humanidade”, completou Jim.