Erdogan e Modi confirmam presença em encontro do G20 no Rio
Líderes se reuniram com o presidente Lula à margem da cúpula do G7, na Itália. Presidente turco pediu ajuda para integrar o BRICS
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Turquia, Recep Erdogan, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta sexta-feira (14/6), à margem da cúpula de líderes do G7, na Itália.
Durante as conversas, os dois líderes confirmaram presença no encontro do G20, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, e contará com a participação de diversos chefes de Estado.
Recentemente, Modi foi reeleito para seu terceiro mandato na Índia. Segundo o Planalto, Lula manifestou o desejo de fazer uma visita ao país asiático.
Já Erdogan pediu ajuda ao presidente brasileiro para que a Turquia passe a integrar o BRICS, bloco formado por economias emergentes. Lula garantiu apoio à demanda.
Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os membros originais do grupo. Em 2023, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã passaram a fazer parte.
Mais conversas
Durante passagem pela Itália, Lula também se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Segundo o Planalto, os dois trataram do acordo entre União Europeia e o Mercosul, e discutiram o empoderamento feminino na política.
O chefe do Executivo também conversou com o papa Francisco. No encontro, os líderes falaram de temas como combate à fome, paz e redução de desigualdades.