Erdogan compara Netanyahu a Hitler em críticas sobre Israel
Presidente da Turquia, Erdogan, provocou controvérsia ao equiparar líder israelense a Hitler; Netanyahu rebateu acusações
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, nesta quarta-feira (27/12), que não vê “nenhuma diferença” entre o líder nazista Adolf Hitler (1889-1945) e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
A fala, rebatida pelo israelense, escalonou a crise diplomática entre os dois países.
“Não há nenhuma diferença entre Netanyahu e Hitler”, declarou Erdogan, durante uma cerimônia oficial em Ancara. O presidente turco ainda afirmou que Netanyahu “é mais rico que Hitler” e “obtém todo tipo de apoio dos países ocidentais e dos Estados Unidos”.
Erdogan ainda definiu Israel como um “Estado terrorista”, chamou Netanyahu de “açougueiro de Gaza” e considerou a organização extremista islâmica Hamas, que governa essa região palestina, como um “grupo de libertação”.
Em nota, o primeiro-ministro israelense respondeu às acusações afirmando que o presidente turco “é a última pessoa que pode nos dar lições de moral”.
“Erdogan, que comete genocídio contra os curdos e ostenta o recorde mundial de prisões de jornalistas que se opõem ao seu regime, é a última pessoa que pode nos dar lições de moral”, escreveu Netanyahu, que ainda disse lutar “para eliminar a organização terrorista mais abominável e brutal do mundo”, culpada de “crimes contra a humanidade”, acrescentou.