Erdogan tenta convencer Putin a retomar acordo de grãos do Mar Negro
Putin anunciou a retirada do acordo, que permitiu a exportação de grãos pelo Mar Negro, na última segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que está trabalhando para convencer Vladimir Putin a retomar o acordo de grãos do Mar Negro, que permitiu a escoação de alimentos pelas águas da região em meio ao conflito com a Ucrânia.
“Acredito que, ao discutir a questão em detalhes com Putin, garantiremos a continuação desse movimento humanitário”, disse Erdogan nesta sexta-feira (21/7). “A continuação de uma iniciativa tão vital em termos de seus resultados é para o benefício da humanidade”, acrescentou.
O presidente da Turquia, que participou, juntamente com ONU, da primeira negociação do pacto que permitiu o embarque de mais de 33 milhões de toneladas de grãos em portos da Ucrânia, disse que pretende telefonar para Putin em breve.
Segundo Erdogan, para que o acordo seja retomado, “os países ocidentais precisam agir a esse respeito”.
A Rússia alegou que partes da negociação inicial não foram cumpridas, como a exportação de alimentos e fertilizantes russos e uma flexibilização de sanções ocidentais. O país deixou o acordo na última segunda-feira (17/7).
Apesar da iniciativa do presidente da Turquia, o Kremlin afirmou que nenhuma reunião com Erdogan está agendada. “Nada até agora”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao ser questionado sobre um possível encontro entre os dois chefes de Estado nesta sexta-feira (21/7).