metropoles.com

Equipe do Médicos Sem Fronteira sofre ataque em hospital de Mykolayiv

“Várias explosões ocorreram nas proximidades de nossa equipe ao longo de cerca de 10 minutos”, diz Michel-Olivier Lacharité, chefe da missão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Marienko/UNIAN
bandeira ucrania guerra-min-compressed-compressed
1 de 1 bandeira ucrania guerra-min-compressed-compressed - Foto: André Marienko/UNIAN

A organização internacional de ajuda humanitária Médicos sem Fronteiras denunciou que sofreu um ataque ao visitar um hospital em Mykolayiv, no sul da Ucrânia.

Quatro integrantes da entidade se reuniriam com autoridades de saúde municipais e regionais, mas ficaram sob fogo quando chegaram ao hospital oncológico da cidade.

O caso ocorreu na segunda-feira (4/4), contudo, as informações foram divulgadas somente nesta terça-feira (5/4).

“Várias explosões ocorreram nas proximidades de nossa equipe ao longo de cerca de 10 minutos”, diz Michel-Olivier Lacharité, chefe da missão do Médicos sem Fronteiras na Ucrânia.

Lacharité conta que, ao deixar a área, a equipe viu pessoas feridas e ao menos um morto. “Felizmente, nossa equipe conseguiu se proteger e não se feriu nas explosões, embora as janelas de seu veículo, estacionado do lado de fora da entrada do hospital, tenham sido destruídas pelas explosões”, detalha.

A equipe informou que o hospital pediátrico regional, a cerca de 300 metros de distância, também foi atingido.

“Bombardear uma área tão grande dentro de um bairro residencial no meio da tarde só pode causar baixas civis e atingir prédios públicos”, criticou Lacharité.

Ao menos três hospitais em Mykolaiv foram atingidos por bombas. “Hospitais, pacientes e equipe médica devem absolutamente ser poupados do ataque”, defende a entidade.

40 dias de guerra

A guerra na Ucrânia chega ao 40º dia nesta terça-feira. A invasão russa começou em 24 de fevereiro e desde então os bombardeios não pararam.

Cidades inteiras como Bucha e Mariupol foram dizimadas pelos ataques. Mais de 4 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia por causa do conflito.

Nesta terça-feira, Ucrânia e Rússia voltaram a trocar acusações na Organização das Nações Unidas (ONU). Ucranianos falam em crimes de guerra. Já os russos, em “eliminar o nazismo” no país vizinho.

A União Europeia e os Estados Unidos alinham uma nova rodada de sanções econômicas contra a Rússia. A intenção é desmonetizar o governo de Vladimir Putin para que o Kremlin não tenha mais condições de financiar a guerra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?