metropoles.com

Apagão: falha em rede de transmissão deixa Equador no escuro

Segundo ministro de Obras Públicas do Equador, sistema de energia foi atingindo por um problema que deixou o país no escuro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
John Coletti /Getty Images
Imagem colorida mostra Quito, capital do Equador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Quito, capital do Equador - Metrópoles - Foto: John Coletti /Getty Images

O Equador foi atingido por um problema no sistema de energia e todo o país está no escuro, revelou o ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, em comunicado divulgado no X, antigo Twitter.

Segundo o ministro, o relato do Operador Nacional de Eletricidade (Cenace) do país é de que uma falha na linha de transmissão provocou o problema.

“O relato imediato que recebemos do Cenace é que há uma falha na linha de transmissão que causou o desligamento em cascata, portanto não há serviço de energia em escala nacional”, disse Luque.

“Estamos concentrado todos nossos esforços para resolver o problema mais rápido possível”, declarou.

O apagão acontece no momento em que o Equador enfrenta uma crise energética, que já obrigou o presidente do país, Daniel Noboa, a declarar dois estados de emergência  desde o início do ano. Com a situação, a população foi obrigada a conviver com racionamento de energia elétrica.

Segundo o Ministério da Energia, a seca prolongada,  o aumento das temperaturas e a falta de manutenção no sistema elétrico do Equador foram fatores que contribuíram para os apagões registrados no país desde abril.

Em entrevista coletiva, Roberto Luque – que além de ministro de Obras Públicas também ocupa o cargo de ministro interino de Minas e Energia – confirmou que o novo apagão aconteceu por “falta de investimentos em manutenção e novas linhas de transmissão de energia”.

Até as 9h16 (horário de Brasília), Luque estimou que cerca de 60% do país já estava abastecido com energia vinda de 2.740 megawatts extras instalados.

“Os tempos estimados são de 3 a 4 horas para restabelecer a energia elétrica em todo território”, declarou o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?