Apagão: falha em rede de transmissão deixa Equador no escuro
Segundo ministro de Obras Públicas do Equador, sistema de energia foi atingindo por um problema que deixou o país no escuro
atualizado
Compartilhar notícia
O Equador foi atingido por um problema no sistema de energia e todo o país está no escuro, revelou o ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, em comunicado divulgado no X, antigo Twitter.
Segundo o ministro, o relato do Operador Nacional de Eletricidade (Cenace) do país é de que uma falha na linha de transmissão provocou o problema.
“O relato imediato que recebemos do Cenace é que há uma falha na linha de transmissão que causou o desligamento em cascata, portanto não há serviço de energia em escala nacional”, disse Luque.
“Estamos concentrado todos nossos esforços para resolver o problema mais rápido possível”, declarou.
O apagão acontece no momento em que o Equador enfrenta uma crise energética, que já obrigou o presidente do país, Daniel Noboa, a declarar dois estados de emergência desde o início do ano. Com a situação, a população foi obrigada a conviver com racionamento de energia elétrica.
Segundo o Ministério da Energia, a seca prolongada, o aumento das temperaturas e a falta de manutenção no sistema elétrico do Equador foram fatores que contribuíram para os apagões registrados no país desde abril.
Em entrevista coletiva, Roberto Luque – que além de ministro de Obras Públicas também ocupa o cargo de ministro interino de Minas e Energia – confirmou que o novo apagão aconteceu por “falta de investimentos em manutenção e novas linhas de transmissão de energia”.
Até as 9h16 (horário de Brasília), Luque estimou que cerca de 60% do país já estava abastecido com energia vinda de 2.740 megawatts extras instalados.
“Os tempos estimados são de 3 a 4 horas para restabelecer a energia elétrica em todo território”, declarou o ministro.