Entenda a “tela azul da morte” que apareceu no apagão cibernético
Queda cibernética exibe a famosa tela azul em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Um problema durante uma atualização de software da empresa CrowdStrike causou um apagão global em diversos serviços, incluindo transporte, saúde, finanças, telecomunicações e mídia, nesta sexta-feira (19/7). Usuários do Windows 10 se depararam com um bug que exibiu a famosa “tela azul da morte”.
A causa da interrupção ainda está sendo investigada, mas já afeta computadores com Windows em todo o mundo. Problemas foram relatados em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Índia e Brasil.
A tela azul da morte, também conhecida como erro de tela preta ou erro de código STOP, pode ser causada por problemas de hardware ou software. Ela faz com que o Windows seja desligado ou reiniciado inesperadamente para prevenir problemas maiores.
Quando esse problema ocorre, é comum que apareça na tela a mensagem: “O Windows foi desligado para evitar danos ao computador”, ou algo semelhante, segundo a Microsoft.
Na maioria das vezes, é necessário reiniciar o computador para evitar mais problemas.
A resolução do erro é feita em etapas, como verificar se há problemas no hardware ou se há atualizações pendentes para drives. Se a tela azul persistir, pode ser necessário até mesmo reinstalar o Windows.
Esclarecimentos
A empresa de segurança de TI Crowdstrike publicou uma mensagem telefônica gravada nesta sexta-feira (19/7) informando que estava ciente de relatos de travamentos no sistema operacional Windows da Microsoft relacionados ao sensor Falcon.
“Obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. A Crowdstrike está ciente de relatos de travamentos no Windows relacionados ao sensor Falcon”, dizia uma mensagem pré-gravada.