metropoles.com

Enchentes no Sudão deixam 132 mortos em meio a guerra civil

País enfrenta enchentes, surtos de cólera e uma guerra civil. O número de mortos subiu para 132 após a tragédia, agravada pela barragem

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Homem caminhando emj uma rua deserta
1 de 1 Homem caminhando emj uma rua deserta - Foto: Getty Images

O número de mortos devido às enchentes causadas por fortes chuvas no Sudão subiu para 132 nessa terça-feira (27/8). O rompimento de uma barragem destruiu mais de 12 mil casas em 10 províncias do país, afetando mais de 30 mil famílias, segundo a agência de notícias estatal SUNA.

Além da tragédia das enchentes, o Sudão também enfrenta uma guerra civil. Muitas vítimas foram registradas no estado do Mar Vermelho, onde pelo menos 30 pessoas morreram após o rompimento da barragem de Arba’at, em Porto Sudão, no domingo (25/7).

De acordo com Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), as inundações podem aumentar o risco de cólera no Sudão.

“O OCHA relata que a Represa Arba’at, localizada aproximadamente 38 quilômetros a noroeste de Port Sudan, no estado do Mar Vermelho, no Sudão , sofreu grandes danos devido às fortes chuvas ontem, 25 de agosto”, informou.

O OCHA destacou que as “enchentes causaram dano às redes de telecomunicações, ao fornecimento de água e energia”, além de acesso rodoviário “nas áreas impactadas, dificultando a coleta de informações”. A barragem rompeu nessa segunda-feira (26/8).

Mais de 100 mil pessoas ficaram desabrigadas devido às enchentes que devastaram o país desde junho, de acordo com o OCHA.

Guerra Civil

Desde abril de 2023, os combates entre o Exército sudanês e o grupo conhecido como Forças de Apoio Rápido, RSF, deixaram milhares de mortos e mais de 8 milhões de deslocados.

A guerra fez cerca de 600 mil pessoas buscarem refúgio no Sudão do Sul e uma em cada cinco crianças em centros de trânsito na fronteira sofre de desnutrição, segundo o PMA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?