metropoles.com

Embaixadora expulsa do Brasil é nomeada ministra na Nicarágua

Fulvia Castro será ministra de Economia Familiar, de acordo com governo do país. Retirada foi resposta à expulsão de embaixador brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Marcio Batista/MRE
Foto colorida de Fulvia Patricia, ex-embaixadora da Nicaragua no Brasil
1 de 1 Foto colorida de Fulvia Patricia, ex-embaixadora da Nicaragua no Brasil - Foto: Marcio Batista/MRE

Expulsa do Brasil nessa quinta-feira (8/8), a ex-embaixadora da Nicarágua Fulvia Castro será nomeada ministra do governo do presidente Daniel Ortega, segundo o governo nicaraguense. O afastamento da embaixadora aconteceu como forma de retaliação à expulsão do embaixador brasileiro em Manágua.

À frente da diplomacia nicaraguense no Brasil por cerca de três meses, Fulvia Castro será ministra de Economia Familiar, de acordo com a vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, também esposa de Ortega.

Na quarta-feira (7/8), Breno Souza da Costa, até então embaixador do Brasil em Manágua, foi expulso após não comparecer à celebração oficial dos 45 anos da Revolução Sandinista. O presidente nicaraguense, Daniel Ortega, é um ex-guerrilheiro do movimento.

De acordo com o Itamaraty, o embaixador brasileiro foi instruído a não comparecer ao evento porque, em abril, o Brasil congelou as relações com a Nicarágua pelo período de um ano em retaliação à prisão de padres e bispos no país. Ortega se negou a soltar um bispo após o Vaticano solicitar sua liberdade. O Brasil mediava as negociações.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?