metropoles.com

Embaixadora dos EUA na ONU: “Mundo escapou de catástrofe por pouco”

Em reunião do Conselho de Segurança da ONU, Linda Thomas-Greenfield repudiou o ataque à maior usina nuclear da Europa e pediu garantias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Em discurso na ONU, embaixadora dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield, rechaça bombardeio russo em usina na Ucrânia. Ela fala ao microfone, tem pele escura e cabelo chanel - Metrópoles
1 de 1 Em discurso na ONU, embaixadora dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield, rechaça bombardeio russo em usina na Ucrânia. Ela fala ao microfone, tem pele escura e cabelo chanel - Metrópoles - Foto: Reprodução

A embaixadora dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield, chamou o ataque russo à maior usina nuclear da Europa, na cidade de Zaporizhzhia, na Ucrânia, de “imprudente” e “perigoso”. Durante reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada nesta sexta-feira (4/3), a embaixadora fez discurso enfático sobre o que chamou de “escalada perigosa” na invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Pela graça de Deus, o mundo evitou por pouco uma catástrofe nuclear da noite para o dia, quando um incêndio ocorreu durante a tomada russa da usina nuclear de Zaporizhzhia. Todos nós esperamos por um respiro enquanto observávamos a terrível situação se desenrolar em tempo real”, disse Linda Thomas-Greenfield.

A usina foi cercada, bombardeada e pegou fogo na madrugada desta sexta-feira (4/3). O local foi alvo de intenso bombardeio russo. Uma explosão poderia causar uma tragédia 10 vezes maior que o acidente em Chernobyl, em 1986 – até então, a maior catástrofe do tipo.

Ainda durante a reunião, a embaixadora dos EUA afirmou que o ataque da noite para o dia refletiu uma “nova escalada perigosa” na invasão russa da Ucrânia. Linda Thomas-Greenfield alertou que o “perigo iminente” persiste. Ela citou que tropas russas estavam a 32 quilômetros da segunda maior instalação nuclear da Ucrânia.

“O ataque da Rússia na noite passada colocou a maior usina nuclear da Europa em grave risco. Foi incrivelmente imprudente e perigoso. Ameaçou a segurança de civis em toda a Rússia, Ucrânia e Europa”, salientou.

A embaixadora exigiu garantias de Moscou de que tal ataque não acontecerá novamente.

Rússia nega

Tropas russas negaram que o incêndio na maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia, tenha sido ocasionado por bombardeios de militares da Rússia. Ao contrário. Segundo o The Independent, eles atribuíram a culpa a esquadrões de sabotagem da própria Ucrânia.

O embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzia, chamou de “campanha de desinformações contra a Rússia” a acusação de bombardeio à usina. Ele negou que a central tenha sofrido impactos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?