metropoles.com

Embaixadora acusa Venezuela de manter bases do Hezbollah e Irã no país

Além disso, embaixadora de Israel na Costa Rica disse que Bolívia e Nicarágua também mantém bases do Hezbollah

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marwan Naamani/picture alliance via Getty Images
Imagem colorida mostra membros do Hezbollah com os braços levantados - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra membros do Hezbollah com os braços levantados - Metrópoles - Foto: Marwan Naamani/picture alliance via Getty Images

A embaixadora de Israel na Costa Rica, Mijal Gur Aryeh, acusou a Venezuela de manter bases do Hezbollah e Irã em seu território. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (23/10), durante coletiva de imprensa virtual com a mídia de Nicarágua.

Na conversa, a diplomata comentou sobre a atuação do grupo libanês na América Latina e no território nicaraguense. De acordo com Aryeh, o Hezbollah também está presente em outros países da região.

“Posso dizer que também existem outros países na região que têm bases do Irã e Hezbollah, em particular Venezuela e Bolívia”, disse a embaixadora.

A diplomata ainda afirmou que os serviços de inteligência de Israel atuam na região, e citou o Brasil, Argentina, Peru e Colômbia como exemplos de países onde israelenses ajudaram governos locais a interceptarem grupos ligados ao Hezbollah em seus territórios.

“Acompanhamos a situação e quando vemos que há uma oportunidade para deter estes terroristas, cooperamos com os governos do continente”, afirmou Aryeh.

Apesar das alegações, a embaixadora não apresentou provas da presença de bases do Hezbollah e Irã na Venezuela, Bolívia e Nicarágua.

Com a repercussão das acusações, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia veio a público rebater as falas de Aryeh, classificadas pela pasta como “irresponsáveis e infundadas”.

“A Bolívia é um Estado pacifista que promove a cultura da paz, razão pela qual assumiu constitucionalmente a proibição de instalação de bases militares estrangeiras no seu território”, disse a diplomacia boliviana.

Venezuela e Nicarágua até o momento ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?