metropoles.com

Embaixada dos EUA pede aos seus cidadãos que abandonem o Iraque

A representação diplomática pediu aos norte-americanos “que partam de avião o mais rápido possível” ou saiam “por via terrestre”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Iraq Flag 3D Rendering on Blue Sky Building Background
1 de 1 Iraq Flag 3D Rendering on Blue Sky Building Background - Foto: iStock

A embaixada norte-americana em Bagdá, atacada na última terça-feira (31/12/2019) por pró-iranianos, apelou nesta sexta-feira (03/01/2020) aos cidadãos que deixem o Iraque “imediatamente”. O pedido foi divulgado poucas horas depois do assassinato do general iraniano Quassim Suleimani em uma operação dos Estados Unidos.

A representação diplomática dos EUA pediu aos norte-americanos no Iraque “que partam de avião o mais rápido possível” ou saiam “para outros países por via terrestre”.

As principais passagens de fronteira do Iraque levam ao Irã e à Síria, mas há outros pontos de passagem para a Arábia Saudita e a Turquia.

O assassinato do general iraniano Quassim Suleimani, enviado da República Islâmica ao Iraque, representa “uma escalada perigosa da violência”, disse a presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, a democrata Nancy Pelosi.

“Os Estados Unidos — e o mundo — não podem permitir uma escalada de tensões que chegue a um ponto sem retorno”, afirmou Nancy Pelosi em um comunicado.

A Guarda Revolucionária confirmou a morte do general durante ataque aéreo, nessa quinta-feira (02/01/2020), contra o aeroporto de Bagdá. A ação norte-americana também visou o “número dois” da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a morte do comandante da força de elite iraniana Al-Quds, general Quassim Suleimani, anunciou o Pentágono em um comunicado.

Na nota, o Pentágono disse que Suleimani estava “ativamente a desenvolver planos para atacar diplomatas e membros de serviço norte-americanos no Iraque e em toda a região”.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, prometeu vingar a morte do general e declarou três dias de luto nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?