metropoles.com

Embaixada do Brasil diz que não ignorou ajuda da Ucrânia no Líbano

Embaixada em Kiev negou ter ignorado as consultas da Ucrânia sobre a possibilidade de resgatar brasileiros no Líbano em voo de repatriação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Google Maps
Imagem colorida mostra prédio da embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra prédio da embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia - Metrópoles - Foto: Reprodução/Google Maps

A Embaixada do Brasil em Kiev negou ter ignorado as consultas da Ucrânia sobre a chance de resgatar brasileiros no Líbano na missão que repatriou ucranianos no território libanês.

Ao Metrópoles, a representação brasileira na Ucrânia confirmou que o país comandado por Volodymyr Zelensky entrou em contato para oferecer ajuda. Contudo, a logística do voo de repatriação do Brasil impediu uma resposta.

“O governo brasileiro está organizando, como se sabe, a repatriação de nacionais, e precisava ter certeza de que seriam necessários os espaços oferecidos pela Ucrânia. Sobretudo porque o voo ucraniano irá para alguma capital europeia, ainda não definida, e os voos brasileiros direto para o Brasil”, explicou a embaixada.

De acordo com a representação, não era possível “dar certeza e depois não usar as vagas ucranianas”, impedindo que a ajuda chegasse a outras pessoas que buscam sair do Líbano.

“Ontem pudemos confirmar que não seria necessário ocupar os espaços no voo ucraniano”, disse a representação diplomática.

Nessa quarta-feira (2/10), fontes diplomáticas revelaram que a Ucrânia chegou a se oferecer para resgatar brasileiros no Líbano junto de cidadãos ucranianos. Contudo, o governo brasileiro não teria retornado as consultas sobre o tema.

A revelação aconteceu após uma brasileira sair do Líbano em um voo de resgate da Ucrânia. A jovem, que ainda não teve a identidade revelada, teria buscado a Embaixada da Ucrânia em Beirute de forma independente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?