Em visita ao Brasil, Pence demonstra temor com crise na Venezuela
Vice-presidente americano se reuniu com Michel Temer nesta manhã. Para ele, países aliados devem se ajudar para “restaurar” democracia
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, demonstrou ao presidente Michel Temer extrema preocupação com a crise política da Venezuela nesta terça-feira (26/6). Em um breve pronunciamento feito após o encontro diplomático, Pence afirmou que espera ajuda do Brasil para “restaurar a democracia” no país vizinho e disse “esperar pelo aconselhamento de Temer” sobre a questão.
O americano também afirmou sua preocupação com a grande imigração de venezuelanos para o Brasil por entender que isso tem efeitos no nosso país. Pence os classificou como um povo “sofredor”.
“Chegou a hora de agir com mais firmeza. Pedimos mais atitudes para isolar a Venezuela. Nossa decisão é clara”, afirmou Pence. Ele acusou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de “negar a democracia e os direitos do povo” e de ter tornado seu país uma “nação pobre”. “Graças e ele o povo foge, passa fome e sofre. Os Estados Unidos não vão só observar. Continuaremos a trabalhar. A Venezuela merece coisa melhor. O povo precisa recuperar sua liberardade”, disse.Em resposta, Temer garantiu que o seu governo está empenhado no acolhimento de refugiados e busca junto a outros aliados uma solução para a questão.
Pence destacou ainda a longa relação de amizade entre o Brasil e os Estados Unidos que vem “de gerações” e expressou o desejo de reforçar estes laços, principalmente na área econômica. Temer, por sua vez, citou a inspiração norte-americana em vários momentos da história política do Brasil, e citou como exemplo a primeira Constituição republicana brasileira, de 1891.
Esta é a visita mais importante de uma autoridade internacional a visitar o Brasil desde o início do governo de Donald Trump, em janeiro de 2017. No ano passado, Pence chegou a visitar outros países latino-americanos mas não veio ao Brasil.
Um dos assuntos esperados para a conversa entre as duas autoridades é a situação de mais de 50 crianças e adolescentes brasileiros que estão separados de seus pais na fronteira dos Estados Unidos com o México.
Nesta segunda (25), o subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, Fernando Simas Magalhães, afirmou que o assunto terá “tratamento concreto e especial” e lembrou que o Itamaraty está mantendo um diálogo permanente com o governo americano, mas agentes consulares nos Estados Unidos têm relatado uma grande dificuldade em monitorar e encontrar as mais de 40 crianças brasileiras e promover o reencontro com as famílias.
Copa
Em tom descontraído, Pence também garantiu que torcerá pelo Brasil no jogo de amanhã contra a Sérvia pela terceira rodada da Copa do Mundo. A torcida do americano atendeu a um pedido feito por Temer na recepção. O presidente pediu a ele que, na falta da seleção americana no Mundial, que ele torcesse pelo time brasileiro. “Espero que, se o Brasil chegar a final, o senhor possa torcer pelo nosso país”, disse. “Pode se sentir no ar a vibração da Copa do Mundo no país. Boa sorte a seleção”, respondeu Pence.
O vice-presidente participou de um almoço no Palácio do Itamaraty com autoridades do Executivo e do Legislativo e com sua comitiva. Ele fará uma declaração à imprensa ao final do evento. Nesta quarta (27), Pence viajará para o Amazonas onde se reunirá com imigrantes venezuelanos. Após a visita ao Brasil, Pence seguirá para o Equador.