metropoles.com

Em visita ao Brasil, Pence demonstra temor com crise na Venezuela

Vice-presidente americano se reuniu com Michel Temer nesta manhã. Para ele, países aliados devem se ajudar para “restaurar” democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano / Metrópoles
Mike Pence e Michel Temer em Brasília
1 de 1 Mike Pence e Michel Temer em Brasília - Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, demonstrou ao presidente Michel Temer extrema preocupação com a crise política da Venezuela nesta terça-feira (26/6). Em um breve pronunciamento feito após o encontro diplomático, Pence afirmou que espera ajuda do Brasil para “restaurar a democracia” no país vizinho e disse “esperar pelo aconselhamento de Temer” sobre a questão.

O americano também afirmou sua preocupação com a grande imigração de venezuelanos para o Brasil por entender que isso tem efeitos no nosso país. Pence os classificou como um povo “sofredor”.

“Chegou a hora de agir com mais firmeza. Pedimos mais atitudes para isolar a Venezuela. Nossa decisão é clara”, afirmou Pence. Ele acusou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de “negar a democracia e os direitos do povo” e de ter tornado seu país uma “nação pobre”. “Graças e ele o povo foge, passa fome e sofre. Os Estados Unidos não vão só observar. Continuaremos a trabalhar. A Venezuela merece coisa melhor. O povo precisa recuperar sua liberardade”, disse.

Em resposta, Temer garantiu que o seu governo está empenhado no acolhimento de refugiados e busca junto a outros aliados uma solução para a questão.

Pence destacou ainda a longa relação de amizade entre o Brasil e os Estados Unidos que vem “de gerações” e expressou o desejo de reforçar estes laços, principalmente na área econômica. Temer, por sua vez, citou a inspiração norte-americana em vários momentos da história política do Brasil, e citou como exemplo a primeira Constituição republicana brasileira, de 1891.

Esta é a visita mais importante de uma autoridade internacional a visitar o Brasil desde o início do governo de Donald Trump, em janeiro de 2017. No ano passado, Pence chegou a visitar outros países latino-americanos mas não veio ao Brasil.

Um dos assuntos esperados para a conversa entre as duas autoridades é a situação de mais de 50 crianças e adolescentes brasileiros que estão separados de seus pais na fronteira dos Estados Unidos com o México.

Nesta segunda (25), o subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, Fernando Simas Magalhães, afirmou que o assunto terá “tratamento concreto e especial” e lembrou que o Itamaraty está mantendo um diálogo permanente com o governo americano, mas agentes consulares nos Estados Unidos têm relatado uma grande dificuldade em monitorar e encontrar as mais de 40 crianças brasileiras e promover o reencontro com as famílias.

Copa

Em tom descontraído, Pence também garantiu que torcerá pelo Brasil no jogo de amanhã contra a Sérvia pela terceira rodada da Copa do Mundo. A torcida do americano atendeu a um pedido feito por Temer na recepção. O presidente pediu a ele que, na falta da seleção americana no Mundial, que ele torcesse pelo time brasileiro. “Espero que, se o Brasil chegar a final, o senhor possa torcer pelo nosso país”, disse. “Pode se sentir no ar a vibração da Copa do Mundo no país. Boa sorte a seleção”, respondeu Pence.

O vice-presidente participou de um almoço no Palácio do Itamaraty com autoridades do Executivo e do Legislativo e com sua comitiva. Ele fará uma declaração à imprensa ao final do evento. Nesta quarta (27), Pence viajará para o Amazonas onde se reunirá com imigrantes venezuelanos. Após a visita ao Brasil, Pence seguirá para o Equador.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?