Em surto, turista quebra estátuas da Roma Antiga em museu do Vaticano
O homem foi encaminhado para polícia para ser interrogado. As peças foram entregues para o laboratório de restauração de mármore
atualizado
Compartilhar notícia
Um turista derrubou dois bustos datados da era da Roma Antiga em um dos museus do Vaticano, nesta quarta-feira (5/10). O homem foi detido pela polícia e encaminhado a um escritório para prestar depoimento.
Segundo testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters, o turista com idade na casa dos 50 anos “se comportou de maneira estranha” durante sua visita à galeria Chiaramonti.
Os dois bustos foram danificados e depois levados para um laboratório de restauração para reparos. A polícia do Vaticano abriu um processo para investigar o caso.
Segundo o perfil do Twitter @antigua_roma, com mais de 270 mil seguidores, o turista destruiu as obras de artes depois que o papa Francisco se recusou a recebê-lo. Um dos bustos destruídos é datado do século I a.C.
Hoy un hombre ha tirado al suelo dos bustos romanos en los Museos Vaticanos.
Uno es de mis retratos favoritos del museo Chiaramonti (tardorrepublicano, mediados del s. I a. C.)
Este tipo de vandalismo hace que nos alejen cada vez más de las piezas a quienes disfrutamos de ellas pic.twitter.com/Ek5p65lrJN
— Antigua Roma al Día (@antigua_roma) October 5, 2022
O museu do Vaticano ficou fechado durante dois anos em decorrência das medidas de restrições para conter a pandemia de Covid-19 no país. Até 2019, as instalações recebiam em média seis milhões de visitantes por ano.