metropoles.com

Em reviravolta, Mike Johnson é reeleito presidente da Câmara dos EUA

O deputado republicano conseguiu ser reeleito, em primeiro turno, como presidente da Câmara, após convencer dois republicanos a votarem nele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / X
Imagem colorida de Donald Trump e Mike Johnson - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump e Mike Johnson - Metrópoles - Foto: Reprodução / X

Deputado republicano pela Louisiana desde 2017, Mike Johnson foi reeleito, em primeiro turno, à presidência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nesta sexta-feira (3/1). O parlamentar obteve o apoio do presidente eleito dos EUA, Donald Trump e, mesmo assim, passou por uma votação acirrada com reviravoltas, após racha no Partido Republicano.

“Boa sorte hoje para o presidente da Câmara Mike Johnson, um homem excelente e de grande habilidade, que está muito perto de ter 100% de apoio. Uma vitória para Mike hoje será uma grande vitória para o Partido Republicano, e mais um reconhecimento da nossa eleição presidencial mais importante em 129 anos!! – Uma grande afirmação, de verdade!”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.

Para um parlamentar ser eleito presidente da Câmara nos EUA, ele precisa ter a maioria absoluta dos parlamentares da Casa, ou seja, 218 votos. No primeiro momento da votação, Johnson conquistou 216 votos, enquanto o democrata Hakeem Jeffries recebeu 215.

A dificuldade inicial de Johnson aconteceu pois os deputados republicanos Ralph Norman, da Carolina do Sul, e Keith Self , do Texas, haviam votado em outros candidatos. Mas, após conversarem com o presidente fora do plenário, enquanto a votação ainda estava aberta, mudaram seus votos. Isso garantiu que o republicano conquistasse os 218 votos necessários para a reeleição.

Nos Estados Unidos, o primeiro passo para a série de posses que começa em janeiro de 2025, após um ano eleitoral, é a eleição do presidente da Câmara. É somente a partir daí que os membros da Câmara agora podem ser formalmente empossados.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será empossado no dia 20 de janeiro deste ano.

No caso do Senado, não há eleição para presidente, pois quem ocupa a função é o vice-presidente da República, no caso de Trump o nome é J.D. Vance.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?