Em resposta aos EUA, China ordena fechamento de consulado em Chengdu
O governo de Donald Trump acusou o país asiático de tentar roubar dados sobre a vacina contra o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Em resposta aos Estados Unidos, que comunicaram o fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas, a China ordenou nesta sexta-feira (24/7) o encerramento do consulado norte-americano em Chengdu, no sudoeste do país asiático.
De acordo com a imprensa internacional, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a medida “é uma resposta legítima e necessária contra o injustificável ato dos Estados Unidos”. O consulado em Chengdu fica no sudoeste do país.
Na última quarta-feira (22/7), a embaixada da China em Houston foi fechada por determinação dos Estados Unidos, após denúncias de que hackers chineses teriam tentado roubar dados sobre a vacina do novo coronavírus. O país asiático fala em retaliação.
Após a decisão, o secretário de Estado Americano, Mike Pompeo, afirmou que o consulado em Houston era usado para o “roubo de propriedade intelectual”.
Em contrapartida, as autoridades chinesas acusaram Pompeo de incentivar uma guerra fria mental. O governo da China nega todas as acusações contra o país, inclusive a de que o consulado em Houston seria um centro de atividades ilegais.