Em pronunciamento, Biden pede calma: “Nós seremos vencedores”
O candidato democrata, Joe Biden, fez um breve pronunciamento nesta quinta-feira (5/11) em Wilmington, no estado de Delaware
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato democrata nas eleição dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um breve pronunciamento nesta quinta-feira (5/11) em Wilmington, no estado de Delaware. O político falou enquanto espera o resultado do estado de Nevada, que pode ser decisivo na disputa.
Durante discurso, ele refletiu sobre o número de óbitos causados pela Covid-19 nos EUA. “Já temos quase 240 mil mortes. Nossos corações estão com as famílias dos que perderam entes queridos para a doença”, disse.
Além disso, o democrata pediu, mais uma vez, calma aos norte-americanos e disse esperar que a apuração confirme a vitória do Partido Democrata. “A democracia, algumas vezes, fica confusa, requer paciência. Peço que fiquem calmos, o processo está funcionando. Não temos dúvida que, quando a contagem terminar, nós seremos vencedores”, disse.
Demora nos resultados
A definição de um dos mais longos processos eleitorais dos EUA está por detalhes. A demora de quase 48 horas ocorre em função das mais de 60 milhões de cédulas enviadas pelos correios antecipadamente.
No país, não existe uma lei eleitoral nacional regulamentando como a contagem e os envios devem ser feitos. Cada estado define as regras de maneira diferente. Alguns, por exemplo, iniciaram o levantamento antes mesmo de as urnas serem fechadas nessa terça-feira (3/11). Outros só começaram assim que os votos acabaram. Há, ainda, quem permita a chegada das cédulas até a sexta-feira (6/11), como a Pensilvânia, um dos estados considerados essenciais para a campanha deste ano.