Trump elogia manifestantes no Irã: “O mundo está vendo”
Em post publicado em persa, o presidente dos EUA citou a “coragem inspiradora” do povo iraniano
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais neste sábado (11/01/2020) para elogiar a “coragem inspiradora” dos iranianos que protestaram contra o governo do Irã.
Em persa – idioma predominante no Irã –, o mandatário norte-americano afirmou que a “realidade atual” deve ser divulgada. “O governo iraniano deve permitir que grupos de direitos humanos monitorem e relatem a realidade atual de protestos no povo iraniano. Não devemos ver a matança pacífica de manifestantes novamente ou a internet fechada. O mundo está assistindo”, escreveu Trump.
O presidente dos EUA ainda afirmou que “continuará ao lado” dos iranianos e disse que acompanha de perto as manifestações no Irã. “Para o corajoso e sofrido povo iraniano: estou do seu lado desde o início da presidência e meu governo continuará ao seu lado”, publicou no Twitter.
به مردم شجاع و رنج کشیده ایران: من از ابتدای دوره ریاست جمهوریم با شما ایستادهام و دولت من همچنان با شما خواهد ایستاد. ما اعتراضات شما را از نزدیک دنبال می کنیم. شجاعت شما الهام بخش است.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 11, 2020
Entenda
Uma onda de protestos invadiu as ruas do Irã após o governo confirmar que foi responsável pela queda do avião ucraniano que deixou 176 mortos na última quarta-feira (08/01/2020). Os manifestantes pedem a saída do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.
Os atos ganharam peso depois que o comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária do Irã, Amir Ali Hajizadeh, assumiu a “total responsabilidade” pelo disparo do míssil que atingiu a aeronave. “Teria preferido morrer a testemunhar um acidente semelhante”, afirmou em comunicado transmitido pela televisão estatal.