metropoles.com

Em nova ofensiva, Israel mata nove palestinos na Cisjordânia ocupada

Além dos nove mortos, autoridades palestinas contabilizaram ao menos 20 palestinos feridos após a operação militar de Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ayman Nobani/Getty Images)
Funeral in West Bank
1 de 1 Funeral in West Bank - Foto: Ayman Nobani/Getty Images)

Uma operação israelense realizada nesta quinta-feira (26/1) em um campo de refugiados em Jenin, na Cisjordânia ocupada, terminou com a morte de ao menos nove palestinos, além de deixar cerca de 20 feridos. O Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestina (AP) informou que uma idosa de 60 anos foi identificada entre os mortos.

Israel confirmou a operação, e informou que o foco da ação eram integrantes da Jihad Islâmica, suspeitos de planejar ataques terroristas. Em nota, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que militantes pró-palestina abriram fogo contra as tropas israelenses durante a ação, culminando no conflito.

Ao todo, três suspeitos foram capturados. Nenhum ferimento ou baixa de soldados de Israel foi relatada.

Além do confronto, autoridades locais acusaram israelenses de disparar bombas de gás lacrimogêneo contra um hospital local, afetando uma ala infantil. À Al Jazeera, o chefe da unidade hospitalar ainda disse que militares israelenses dificultaram o resgate e atendimento de feridos.

“O motorista da ambulância tentou chegar a um dos mártires que estava no chão, mas as forças israelenses atiraram diretamente na ambulância e os impedira de se aproximar dele”, disse Wissam Baker.

Com a nova operação militar de Israel na Cisjordânia ocupada, o número de palestinos mortos em 2023 por israelenses aumentou para 29, sendo cinco crianças. Esta é mais uma ofensiva do governo de Benjamin Netanyahu, que ao assumir seu novo mandato afirmou que a prioridade de seu governo seria aumentar o número de assentamentos na região, que considera como um “direito exclusivo e inalienável” do povo judeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?