metropoles.com

Em missão privada, EUA lança foguete para a Lua pela 1ª vez em 52 anos

Com a ajuda da Nasa, foguete da SpaceX decolou do Cabo Canaveral com a missão de levar o módulo de pouso da empresa Intuitive Machines

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SpaceX
Lançamento de foguete da SpaceX com a ajuda da Nasa para missão privada até a Lua
1 de 1 Lançamento de foguete da SpaceX com a ajuda da Nasa para missão privada até a Lua - Foto: Reprodução/SpaceX

Na manhã desta quinta-feira (15/2), um foguete da SpaceX decolou do Cabo Canaveral com o objetivo de uma missão privada: levar o módulo de pouso Nova-C, da Intuitive Machines, para a Lua. É a primeira viagem ao satélite dos Estados Unidos em 52 anos.

A Nasa auxiliou a operação, que está programada para durar uma semana. A Odysseus, como é chamado o módulo de pouso lunar, saiu com o foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa de Elon Musk.

Assista ao lançamento no vídeo publicado pela SpaceX clicando aqui (o lançamento em si acontece por volta dos 45 minutos). O foguete de dois estágios e 25 andares foi lançado da Flórida e havia sido adiado. Os especialistas notaram temperaturas irregulares no metano líquido que integra o sistema de propulsão. Após a solução do problema, o lançamento foi confirmado.

Lançamento de foguete da SpaceX com a ajuda da Nasa para missão privada até a Lua
Lançamento de foguete da SpaceX com a ajuda da Nasa para missão privada até a Lua

A Odysseus leva seis instrumentos da Nasa e mais seis cargas comerciais para testes de produtos e um pack de câmeras construído por estudantes para registrar o pouso em si. Há equipamentos para estudar o ambiente de partículas carregadas na superfície da Lua e testar tecnologias de navegação e câmeras.

Um sensor inovador vai utilizar ondas de rádio para determinar com precisão quanto propelente criogênico resta em um tanque no ambiente sem gravidade. Isso será útil para futuras missões lunares e outras viagens ao espaço.

Missão privada e histórica

O voo deve durar uma semana, e o objetivo é pousar na cratera Malapert A, perto do polo sul da Lua, no dia 22 de fevereiro. Se tudo der certo, será a primeira descida controlada à superfície lunar por uma nave espacial dos EUA desde a última missão lunar tripulada pela Apollo em 1972. E também a primeira por uma empresa privada.

No mês passado, o Japão tornou-se o quinto país a colocar uma sonda na Lua. A Índia foi a quarta nação a pousar no satélite. Antes, os EUA, a antiga União Soviética e a China eram os únicos outros países que realizaram pousos lunares suaves com sucesso. Em 2019, inclusive, a China fez o primeiro pouso no “lado escuro” da Lua.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?