metropoles.com

Em meio a tensão, Putin ordena sobrevoo de jatos no Mar Negro

Putin ressaltou que não se trata de uma ameaça. Região de sobrevoo é relativamente próxima de área onde estão navios dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Putin impõe lei marcial nas quatro regiões anexadas na Ucrânia. Na foto, ele discursa diante de microfones, usando terno, com duas bandeiras da Rússia atrás - Metrópoles
1 de 1 Putin impõe lei marcial nas quatro regiões anexadas na Ucrânia. Na foto, ele discursa diante de microfones, usando terno, com duas bandeiras da Rússia atrás - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

Em meio à tensão da Guerra da Ucrânia e do conflito entre Israel e o Hamas, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, anunciou, nesta quarta-feira (18/10), que enviará jatos equipados com mísseis hipersônicos para sobrevoem o Mar Negro.

A decisão coloca mais tensão no Oriente Médio, tendo em vista o envio, pelos Estados Unidos, de dois grupos de porta-aviões ao Mar Mediterrâneo. “Isto não é uma ameaça, o que estou anunciando agora”, ressaltou Putin sobre a decisão, segundo o portal ucraniano Ukrainska Pravda.

A declaração, segundo , ocorreu durante visita à China. “Seguindo minhas instruções, as Forças Aeroespaciais Russas estão lançando patrulhas regulares na zona neutra do espaço aéreo sobre o Mar Negro. Nossas aeronaves MiG-31 estão armadas com mísseis Kinzhal”, afirmou Putin.

Envio de porta-aviões

O primeiro grupo de ataque de porta-aviões, liderado pelo USS Gerald R. Ford, tinha chegado à costa de Israel em 11 de outubro. No último sábado (14/10), os EUA anunciaram o envio do USS Dwight Eisenhower.

“Os aumentos na postura da força dos EUA sinalizam o firme compromisso com a segurança de Israel e a nossa determinação em dissuadir ações hostis contra Israel ou qualquer esforço direcionado a ampliar a guerra após os ataques do Hamas”, disse o secretário de Defesa Americano, Lloyd Austin, em comunicado.

O novo porta-aviões tem uma esquadra com um cruzador, dois destróieres, todos capazes de missões de bombardeio com mísseis e interceptação, além de navios de apoio, segundo a Marinha americana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?