Em meio a protestos, Peru declara 30 dias de estado de emergência
O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Alberto Otárola. A medida serve para “manter o controle da ordem interna”, disse
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Defesa do Peru, Luis Alberto Otárola, declarou, na tarde desta quarta-feira (14/12), estado de emergência em âmbito nacional pelo período de 30 dias. A medida ocorre devido à crescente onda de protestos no país.
De acordo com o ministro, a medida visa garantir a ordem, continuidade das atividades econômicas e a proteção das famílias peruanas.
A decisão suspende os direitos de liberdade de circulação, inviolabilidade domiciliar, entre outros.
“Fica decretado, por um período de 30 dias, a declaração do estado de emergência a nível nacional. A Polícia Nacional do Peru (PNP) vai manter o controle da ordem interna com o apoio das Forças Armadas”, disse o ministro em pronunciamento.
O Peru vive um momento turbulento na política, após uma semana da prisão e destituição de Pedro Castillo, responsável por elaborar um golpe de Estado. Dina Boluarte, à época vice-presidente, assumiu o comando do país.
“A Polícia Nacional em apoio às Forças Armadas garantirá o controle de todo o território nacional e dos bens pessoais. E, acima de tudo, da infraestrutura estratégica, segurança e bem-estar de todos os peruanos”, declarou Otárola.