metropoles.com

Em meio a protestos, Argentina aprova polêmica reforma da Previdência

Manifestações contra a medida deixaram mais de 160 feridos em Buenos Aires, além de 60 presos. Aprovação teve 128 votos a favor e 116 contra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VICTOR R. CAIVANO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma da Previdência
1 de 1 Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma da Previdência - Foto: VICTOR R. CAIVANO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Após mais de 17 horas de discussões no parlamento e de intensos protestos nas ruas de Buenos Aires, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, nesta terça-feira (19/12), a reforma da Previdência apresentada pelo governo.

O projeto contou com 128 votos a favor, 116 contra e duas abstenções. Os governistas gastaram um bom tempo dialogando com membros de sua base e até com peronistas, os quais aceitaram conversar sobre a reforma, a fim de aprová-la. A medida deve reduzir os ganhos dos aposentados que recebem até 10 mil pesos por mês. De acordo com o jornal Clarín, o governo se comprometeu a dar um bônus em março, por meio de um decreto, para esse grupo de afetados.

Segundo os cálculos oficiais, a Casa Rosada deve “economizar” cerca de US$ 5,7 milhões em 2018, com a reforma.

Para a oposição e os sindicatos, a lei vai deteriorar os recebimentos de 17,6 milhões de pessoas, as quais perderão renda, devido ao avanço da inflação. Por sua vez, o presidente Mauricio Macri defende que a mudança na fórmula do cálculo vai trazer benefícios e ganhos a médio e longo prazos.

Feridos
Nessa segunda (18/12), em protestos convocados pela oposição e por sindicatos contra a reforma, 162 pessoas ficaram feridas – sendo 88 agentes da polícia – e 60 foram presas durante os atos em Buenos Aires.

O maior momento de tensão ocorreu quando um grupo tentou invadir o Congresso. Como foram impedidos por um cordão policial, muitos manifestantes começaram a jogar garrafas, pedras e pedaços de madeira contra os agentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?