Em meio a pedido de ajuda aos EUA, Zelensky se reúne com Kamala Harris
Encontro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, ocorreu neste sábado (17/2)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reuniu neste sábado (17/2) com a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em reunião bilateral às margens da Conferência de Segurança de Munique, evento de que ambos participam na Alemanha.
O encontro ocorre em meio aos esforços de Washington para garantir mais recursos para reforçar a ajuda militar a Kiev. Em dezembro, o presidente americano, Joe Biden, recebeu Zelensky na Casa Branca e anunciou um pacote de ajuda militar no valor de US$ 60 bilhões.
Para que sejam liberados, os recursos ainda precisam ser aprovados pelo Congresso americano. O pacote passou no Senado, mas há risco de ainda ser destruído pelos republicanos na Câmara.
Isso se deve à disputa entre o Partido Democrata, de Biden, e o Republicano, de Donald Trump, na véspera das eleições americanas, que ocorrerão em 5 de novembro. Americanos têm questionado o envio de ajuda financeira à Ucrânia, que resultou em poucos avanços práticos ao longo de 2023.
“Estou grato pelo apoio e liderança vitais dos Estados Unidos, que ajudaram a reunir o mundo e a resistir aos ataques russos”, escreveu Zelensky no X (antigo Twitter).
Ele ainda defendeu a união da Ucrânia com a América e os demais parceiros e frisou a resistência ucraniana no conflito. “Devemos demonstrar a Putin todos os dias que o seu ódio às pessoas e à liberdade nunca derrotará a nossa unidade – a unidade do mundo livre”, completou.
Pela mesma rede social, Kamala escreveu que a reunião tinha como finalidade “deixar claro” que o presidente Biden e ela apoiam a Ucrânia em meio à “agressão continuada da Rússia”.
Na sexta-feira (16/2), Zelensky passou por Berlim e Paris na tentativa de reforçar o apoio de líderes europeus a seu país em um momento crítico da guerra contra a Rússia.
Além de Kamala, Zelensky esteve com o chanceler alemão, Olaf Scholz, com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen.
A guerra entre Ucrânia e Rússia
A guerra da Ucrânia segue a todo o vapor e não dá sinais de trégua. O conflito entre ucranianos e russos, iniciado pela invasão de tropas russas ao território da Ucrânia, está prestes a completar dois anos no próximo dia 24 de fevereiro.
Infográfico 1 ano de guerra na Ucrânia