Em meio a onda de calor, Chile registra 38,9ºC durante o inverno
Altas temperaturas são provocadas pelo fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico
atualizado
Compartilhar notícia
Os termômetros chegaram a 38,9ºC nessa terça-feira (1º/8) nos Andes durante o inverno no Chile. O novo recorde de temperatura aconteceu em meio a onda de calor que afeta a região.
O centro de meteorologia do Chile emitiu um alerta para “altas temperaturas” para cidades do norte do país até sexta-feira (4/7).
Segundo o MetSul, essa onda de calor é provocada por uma massa de ar quente que cobre a América do Sul e pode causar novos recordes de temperatura no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Onda de calor no Chile
Em fevereiro, durante o verão, autoridades chilenas emitiram um alerta vermelho devido à previsão de altas temperaturas na capital do país, Santiago. Durante o verão chileno, os termômetros chegaram a 36ºC.
O governador de Santiago, Claudio Orrego, pediu para que os cidadãos evitem sair durante a maior emissão de raios solares e a ingestão de bastante água.
El Niño
Nova onda de calor acontece em meio ao fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
O fenômeno natural afeta o clima em diferentes partes do globo. No Brasil, ele altera o regime de chuvas e pode potencializar a ocorrência de queimadas, principalmente na região amazônica.