metropoles.com

Em meio a guerras, Benjamin Netanyahu demite ministro da Defesa

O agora ex-ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, chefiava a pasta desde 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jack Guez -Pool/Getty Images
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu fala durante uma conferência de imprensa no Centro Médico Sheba Tel-HaShomer
1 de 1 O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu fala durante uma conferência de imprensa no Centro Médico Sheba Tel-HaShomer - Foto: Jack Guez -Pool/Getty Images

Em meio à tensão no Oriente Médio envolvendo Israel, o premiê Benjamin Netanyahu demitiu o ministro da Defesa do país, Yoav Gallant, nesta terça-feira (5/11). A decisão foi divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro israelense.

Segundo o documento, Gallant, que chefiava a Defesa do país desde 2022, será destituído do cargo em 48h. Até o momento, não está claro o que levou à demissão do agora ex-comandante das Forças de Defesa de Israel (FDI).

A decisão, no entanto, surge um dia após o ex-ministro da Defesa anunciar ordens de alistamento para cerca de 7 mil judeus ultraortodoxos, o que não é bem-visto por membros da coalizão de partidos ultraconservadores que ajudaram Netanyahu a chegar ao poder.

O recrutamento de judeus ultraortodoxos foi aprovado pela Suprema Corte de Israel em junho deste ano.

Até o momento, o governo israelense não anunciou quem deverá assumir a chefia do Ministério da Defesa do país, que, após um ano de guerra na Faixa de Gaza, também se vê em outras frentes de batalha, como contra o Hezbollah, no Líbano, e a escalada recente envolvendo o Irã.

Após a demissão, Gallant usou as redes sociais para comentar a decisão de Benjamin Netanyahu.

“A segurança do Estado de Israel foi e sempre será a missão da minha vida”, escreveu o ex-ministro em uma publicação no X.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?