metropoles.com

Em meio à crise em campanha, Biden discursa nos 75 anos da Otan

Na ocasião, Biden reforçou a posição adotada pela aliança militar na guerra entre Rússia e Ucrânia. Cúpula ocorreu nesta terça em Washington

atualizado

Compartilhar notícia

Justin Sullivan/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden - Metrópoles - Foto: Justin Sullivan/Getty Images

Em meio à crise na campanha eleitoral, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, discursou para líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta terça-feira (9/7), na cúpula que celebrou os 75 anos da aliança militar. O democrata reforçou o apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia e celebrou uma “Otan mais poderosa do que nunca”.

“Putin não quer nada mais do que a subjugação total da Ucrânia, acabar com a democracia ucraniana, destruir a cultura ucraniana e fazer a Ucrânia desaparecer do mapa”, disse. “A Ucrânia pode e vai parar Putin”, frisou durante a cúpula em Washington, EUA.

Além das críticas, Biden anunciou compromissos para ajudar a Ucrânia na defesa aérea contra a Rússia, por meio da doação de equipamentos.

O presidente dos EUA ainda afirmou que a Ucrânia irá prevalecer à guerra travada com a Rússia e destacou haver uma coalizão global para apoiar Kiev. No discurso, Biden ainda afirmou que “hoje a Otan é mais poderosa do que nunca”.

Eleições nos EUA

O discurso forte e que exalta a política externa de Biden ocorre em meio aos questionamentos sobre a capacidade física do mandatário para uma nova disputa à Casa Branca.

Biden enfrenta pressões até de aliados para que desista de concorrer à reeleição, após um mau desempenho do presidente durante o primeiro debate eleitoral nos EUA. O democrata demonstrou estar confuso, hesitante e pouco reativo, enquanto Trump dominou a conversa do início ao fim.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?