Em homenagem ao 11 de setembro, Bush destaca importância da união americana
O ex-presidente também frisou que é possível “voltar a essa nação de mais de consenso”, em referência ao clima tenso da última eleição
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente norte-americano, Jorge W. Bush, fez um discurso neste sábado (11/9) sobre os ataques terroristas às torres gêmeas do World Trade Center. Com palavras sobre tolerância e acolhimento aos imigrantes, o ex-presidente chamou atenção para a diferença entre islamismo e terrorismo, e destacou a importância de a nação norte-americana se manter unida.
Na época do atentado, em 2001, Bush era o comandante-chefe dos Estados Unidos. O então presidente decretou “guerra ao terror”, após 3 mil americanos morrerem no atentado.
“Em tempos em que o preconceito religioso poderia circular livremente, vi a fé sem preconceito. Essa é a nação que eu conheço. Em tempos em que ódio contra as pessoas estrangeiras poderia ter aumentado, eu vi os americanos reafirmarem seu apoio a imigrantes e refugiados. Essa é a nação que eu conheço”, falou, diante de aplausos.
“Esses americanos foram fortes, de forma que chocaram os terroristas. Essa é a nação que nós conhecemos. Quando precisamos de esperança e inspiração, podemos olhar para o céu e lembrar”, disse Bush.
O ex-presidente também frisou que é possível “voltar a essa nação de mais de consenso”. A declaração refere-se ao clima tenso da última eleição presidencial, quando Joe Biden derrotou Donald Trump.
“É difícil fazer essa comparação entre o extremismo lá de fora e o de dentro. Os dois trabalham no mesmo sentido de desrespeito aos símbolos nacionais. São filhos dos mesmos espíritos caídos. É nosso dever continuar confrontando isso”, afirmou.
O restante do discurso foi dedicado a honrar a memória daqueles que se foram. “Há 20 anos, todos descobrimos, em diferentes lugares e formas, que nossas vidas tinham mudado para sempre. O mundo estava barulhento com sirenes e, depois, silencioso, com as vozes que nunca mais seriam ouvidas. Hoje lembramos essa perda e honramos homens e mulheres que vocês amaram por tanto tempo”, lamentou Bush.