metropoles.com

Em guerra, Sudão declara epidemia de cólera após chuvas torrenciais

A epidemia de cólera foi anunciada pelo ministro da saúde do Sudão devido às condições climáticas e à contaminação da água potável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMA/Abubaker Garelnabei
Foto colorida de família em busca de ajuda no Sudão - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de família em busca de ajuda no Sudão - Metrópoles - Foto: PMA/Abubaker Garelnabei

O Ministério da Saúde do Sudão anunciou, neste sábado (17/8), que enfrenta uma epidemia de cólera. O país africano, que vive uma crise humanitária causada pela guerra civil, também tem sofrido com chuvas torrenciais.

“Declaramos a epidemia de cólera devido às condições climáticas e à contaminação da água potável”, informou o ministro Haitham Ibrahim, em vídeo.

Pelo menos 11.327 casos de cólera foram confirmados e 316 pessoas morreram pela doença no país, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As chuvas torrenciais que atingem o país obrigaram milhares de pessoas a se deslocarem. Os estados de Kasala e Gedaref, ao leste do país, são os mais afetados pela epidemia de cólera.

A cólera é uma doença bacteriana que afeta o intestino. Ela ocorre quando a bactéria Vibrio cholerae entra no organismo por meio do consumo de água e de alimentos contaminados.

A doença está ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene. Enquanto alguns pacientes podem ser assintomáticos, outros podem ter diarreia, vômitos, dor abdominal e cãibras nas formas mais graves. Se não for tratado, o paciente pode ter desidratação intensa, levando a graves complicações e até mesmo à morte em poucas horas.

De acordo com a OMS, os recentes surtos de cólera foram mais fatais, com as taxas de mortalidade mais altas registradas em mais de uma década.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?