Em discursos de Ano-Novo, Putin e Zelensky prometem vitória na guerra
Presidentes Putin e Zelesnky gravaram pronunciamentos sobre a guerra na Ucrânia, que entra no seu 11º mês
atualizado
Compartilhar notícia
Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Rússia, Vladimir Putin, falaram sobre a guerra durante os tradicionais discursos de Ano-Novo. Ambos defenderam uma vitória no confronto.
Zelensky fez um vídeo comovente, com imagens da destruição e horror da guerra. A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 e a guerra chega ao seu 11º mês.
“Disseram-nos: vocês não têm outra opção a não ser se render. Nós dizemos: não temos outra opção a não ser vencer”, afirmou o presidente ucraniano na gravação, que listou sucessos da Ucrânia na guerra. O país invadido conseguiu recuperar importantes partes do seu território.
Putin gravou uma mensagem de Ano-Novo ao lado de tropas militares. Ele defendeu que 2022 foi o ano em que “claramente separou coragem e heroísmo de traição e covardia”.
“A defesa da pátria é nosso dever sagrado para com nossos ancestrais e descendentes. A retidão moral e histórica está do nosso lado”, afirmou o presidente russo, que defendeu ainda que o Ocidente quer “destruir a Rússia”.
Ver essa foto no Instagram