metropoles.com

Em derrota para a direita, Chile rejeita nova Constituição pela 2ª vez

Novo texto constitucional foi elaborado por conselho formado por maioria de direita. O texto foi rejeitado em plebiscito por 55% dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
gabriel boric vota em plebiscito sobre nova constituição
1 de 1 gabriel boric vota em plebiscito sobre nova constituição - Foto: Reprodução/X

A população chilena rejeitou, por 55% dos votos, neste domingo (17/12), a proposta de uma nova Constituição elaborada por um conselho constitucional formado por maioria de direita. O plebiscito representa uma derrota à oposição do presidente Gabriel Boric, após campanha da esquerda pela rejeição do texto, tido como conservador.

A votação foi obrigatória. Esta foi a segunda tentativa do país em elaborar e aprovar uma nova Constituição, a fim de substituir o texto atual, elaborado pela ditadura de Augusto Pinochet. Em setembro, a população já havia rejeitado também em um plebiscito a mudança na Carta Magna.

A alteração do texto é demanda também da esquerda, mas os documentos elaborados até então são considerados um retrocesso. Na Carta votada neste domingo, havia trechos polêmicos, como um que deixava mais dura a resposta à imigração ilegal ou outro que facilitava a declaração de estado de exceção.

Após a decisão, Boric afirmou que em seu governo não haverá mais discussão sobre uma nova constituinte.

“Durante o nosso mandato, encerra-se o processo constitucional. As urgências são outras. Nosso país continuará com a Constituição vigente, porque, após duas propostas constitucionais, nenhuma delas conseguiu representar nem unir o Chile em sua bela diversidade”, disse o líder de esquerda.

O presidente ressaltou que o processo de mudança da Carta Magna “estava destinado a trazer esperança”, mas acabou gerando “frustração”. “O país ficou polarizado, dividido e, além deste resultado esmagador, o processo constituinte não conseguiu canalizar a esperança de ter uma nova Constituição escrita por todos”, frisou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?