Em cruzeiro brasileiro, Espanha proíbe 69 bolivianos de desembarcar
Ao todo, 69 bolivianos foram retidos em Barcelona. Eles embarcaram no Brasil para cruzeiro em um navio da empresa MSC
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de 69 bolivianos foi retido em um cruzeiro da empresa MSC no porto de Barcelona. O grupo embarcou no Brasil no último dia 17 e está preso no navio por não ter visto válido para entrar no espaço Schengen (área de controle das fronteiras europeias), segundo a empresa.
O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia solicitou à MSC a encontrar uma “solução imediata”. De acordo com a pasta, era “sua responsabilidade verificar todos os vistos dos passageiros antes de embarcar no barco”. Entre os passageiros retidos do MSC Armonia estão famílias com crianças.
Por meio de nota, a MSC disse que está “trabalhando junto com as autoridades espanholas para gerenciar uma situação envolvendo hóspedes da Bolívia, que viajavam com documentação inválida para o desembarque na Europa”.
Processo complexo mesmo para um cruzeiro
Os demais passageiros, mais de 1 mil, conseguiram desembarcar em Barcelona sem problemas. O barco deveria partir às 16h de terça-feira (2/4) para continuar sua rota para Córsega, Civitavecchia e Veneza, entre outros destinos. O destino final é a Croácia.
O MSC Armonia ainda está atracado no porto de Barcelona enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, o consulado, as autoridades espanholas e a empresa de cruzeiros tentam encontrar uma solução “para um processo complexo”, disse a MSC.
Segundo o site da MSC, o navio comporta 2.620 hóspedes e 721 tripulantes. Ao todo, são 976 cabines. Segundo o relato de um hóspede brasileiro, o advogado Jean Nunes, o navio saiu de Santos, no litoral de São Paulo, no último dia 17.
Fontes da empresa de cruzeiros afirmaram à Agência Catalã de Notícias (ACN) que aos restantes viajantes que continuam a rota foram oferecidos mais passeios por Barcelona para quarta-feira.