Em caderno, Brian Laundrie confessou ter matado Gabby Petito, diz FBI
Caso ocorreu em setembro de 2021. O corpo da influenciadora Gabby Petito foi encontrado em um parque nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
Em comunicado oficial divulgado nessa sexta-feira (21/1), o FBI, órgão federal de investigação policial dos Estados Unidos, informou que Brian Laundrie, ex-noivo da influenciadora digital Gabrielle Petito, assumiu a autoria do assassinato da jovem de 22 anos em um caderno pessoal.
O caso ocorreu em setembro de 2021. O corpo do Gabby Petito, como era conhecida popularmente, foi encontrado em um parque no estado norte-americano de Wyoming.
De acordo com o FBI, a família da jovem se reuniu com investigadores na sexta-feira para tratar sobre as investigações, que estão próximas de serem concluídas. As autoridades encontraram o caderno pessoal do assassino. Em uma das páginas, o jovem confessa o crime.
“A investigação não identificou outros indivíduos além de Brian Laundrie diretamente envolvidos na morte de Gabby Petito. O foco principal do FBI durante toda a investigação foi trazer justiça a Gabby e sua família”, disse o agente especial encarregado da Divisão de Denver do FBI, Michael Schneider.
A ação do FBI teve início em setembro de 2021, após a família de Gabby relatar que a jovem estava desaparecida. Os investigadores iniciaram trabalho junto às autoridades federais e estaduais, e localizaram, após busca remota no Parque Nacional de Grand Teton, os restos mortais da Gabrielle em um acampamento.
“A senhora Petito foi encontrada aproximadamente três semanas após sua última comunicação conhecida. O escritório do legista do condado concluiu posteriormente que Petito morreu de ferimentos contundentes na cabeça e no pescoço, com estrangulamento manual”, informou o FBI.
A área em que o corpo foi encontrado era próxima ao local onde Brian Laundrie e Gabby Petito foram vistos juntos.
“Após uma busca mais aprofundada na área, os investigadores encontraram restos humanos mais tarde confirmados como sendo do Sr. Laundrie, juntamente com uma mochila, caderno e um revólver. Uma revisão do caderno revelou declarações escritas do Sr. Laundrie reivindicando a responsabilidade pela morte da Sra. Petito”, concluíram os investigadores.
Em outubro de 2020, Brian foi encontrado morto por policiais em um parque da Flórida. Investigações apontam que ele tirou a própria vida.
Entenda o caso
Gabby Petito pediu demissão do emprego em julho e partiu em viagem pelos EUA com o namorado. A influenciadora compartilhava vários momentos da jornada nas redes sociais, mas desapareceu no dia 11 de setembro e seu corpo foi encontrado no dia 19, no Parque Nacional Grand Teton, no estado de Wyoming. Os pais procuraram a polícia depois que ela parou de responder ligações e mensagens de texto por vários dias.
Após laudo que apontou o estrangulamento de Gabby, Brian Laundrie, de 23 anos, se tornou o principal suspeito. O rapaz havia voltado sozinho para casa no dia 1º de outubro, sem falar sobre o paradeiro de Petito, e saiu de casa de nove dias depois, dizendo que ia fazer uma trilha na reserva Carlton. Segundo seus pais, ele saiu de casa sem levar sua carteira e seu celular, e eles temiam que ele fizesse algo contra si mesmo.