metropoles.com

Elon Musk processa OpenAI por “visar lucro” e “não beneficiar pessoas”

Nessa quinta-feira (29/2), Elon Musk processou a criadora do ChatGPT por entender que eles descumpriram sua missão original

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Image
Elon Musk, com expressão facial pensativa, sobre fundo preto PF administrador -- Metrópoles
1 de 1 Elon Musk, com expressão facial pensativa, sobre fundo preto PF administrador -- Metrópoles - Foto: Win McNamee/Getty Image

O bilionário e segundo homem mais rico do mundo, Elon Musk, processou a OpenAI, criadora do ChatGPT, e seus co-fundadores Sam Altman e Greg Brockman por supostamente abandonarem a missão original da startup, que era beneficiar as pessoas. Musk alega que a empresa só visa lucro, segundo a Reuters.

A ação foi movida na noite dessa quinta-feira (29/2), em São Francisco, nos Estados Unidos. Elon Musk afirma que foi convidado para a criação de uma empresa sem fins lucrativos.

3 imagens
Elon Musk, também é dono do Twitter e da Tesla
1 de 3

OpenAI, criadora do ChatGPT

Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images
2 de 3

Elon Musk, também é dono do Twitter e da Tesla

Justin Sullivan/Getty Images
3 de 3

Getty Images / Maja Hitij

Em 2015, o bilionário cofundou a OpenAI como uma organização que não tivesse a fins lucrativos e fosse acessível para qualquer pessoa, através de programas de inteligência artificial generativa de “código aberto”. O principal objetivo era evitar que o Google dominasse a tecnologia.

Contudo, Elon alega que agora a startup está apenas focada em ganhar dinheiro. Musk afirma que os outros dois cofundadores não cumpriram o acordo de trabalhar na inteligência artificial geral (AGI), um conceito de que máquinas poderiam realizar atividades como um ser humano, mas de forma que “beneficiaria a humanidade”.

Elon faz críticas desde 2018

Elon Musk abandonou a OpenAI em 2018 e passou a fazer duras críticas à empresa, principalmente em 2023 após o lançamento do modelo considerado mais poderoso, o GPT-4, que tem envolvimento com a Microsoft.

A parceria prevê investimento de U$ 13 bilhões (cerca de R$ 64,7 milhões) por parte da empresa de desenvolvimento de software.

Na ação, Elon Musk pede que o IA GPT-4 seja retirado da licença concedida a Microsoft. Nenhum dos envolvidos comentaram o assunto publicamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?