Eleições: urnas fecham e começam a ser apuradas no México
Eleições deste domingo (2/6), que vão contar com cerca de 98 milhões de eleitores, devem escolher primeira mulher para a Presidência do país
atualizado
Compartilhar notícia
As urnas das eleições gerais do México fecharam às 21h deste domingo (2/6). Os primeiros resultados das eleições para a Presidência serão divulgados entre 1h e 2h, do horário de Brasília, informou Uuc-Kib Espadas, conselheiro do Instituto Nacional Eleitoral (INE).
Os resultados iniciais farão parte da chamada apuração rápida “um procedimento para fornecer aos cidadãos informações precoces e precisas sobre os resultados da eleição”, disse Espadas.
A apuração rápida é um método estatístico no qual prevê a tendência na votação a partir de uma amostra aleatória das urnas, de acordo com o órgão eleitoral mexicano.
Além das eleições para presidente, cerca de 20 mil cargos estão em disputa — oito de governador, o de prefeito da Cidade do México, capital do país, e vagas nas duas Casas do Congresso.
Quase 100 milhões de mexicanos estavam aptos a votar nas eleições deste ano.
Primeira mulher presidente
O México pode realizar um feito histórico nas eleições ao eleger a primeira presidente do país no pleito, em que cerca de 98 milhões de mexicanos vão escolher os representantes para os mais 20 mil cargos públicos em disputa.
Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Mitofsky na última quarta-feira (29/5), realizada entre os dia 22 e 27 de maio, Claudia Sheinbaum aparecia com 50% das intenções de voto contra 34% de Xóchitl Gálvez.