metropoles.com

Eleição evitaria guerra na Venezuela, diz Mujica

O ex-presidente do Uruguai também garantiu que aceitaria mediar o conflito na Venezuela se o Uruguai pedisse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AP Photo/Natacha Pisarenko
Jose Mujica
1 de 1 Jose Mujica - Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

O ex-presidente do Uruguai José Mujica manifestou apoio à proposta de negociação feita pelo governo uruguaio para tentar contornar a crise na Venezuela. Em entrevista à BBC, o ex-chefe de Estado afirmou que a convocação de eleições seria a melhor saída. “Se não tiver mais jeito, os EUA vão intervir. O tema central, para mim, é evitar a guerra”, destacou.

Mujica negou que a posição do Uruguai seja a de dar tempo ao governo de Nicolás Maduro, uma referência ao Grupo Internacional de Contato (GIC), que aceitou discutir em Montevidéu uma saída para a crise e foi acusado de ajudar o regime chavista. “A posição do Uruguai é a de tentar encontrar uma saída que dê uma possibilidade de retomar o governo venezuelano sem a necessidade de uma guerra.”

O ex-presidente do Uruguai novamente disse que aceitaria mediar o conflito na Venezuela se o Uruguai pedisse. “Não dizer (se o regime de Maduro) é uma ditadura. Se eu quiser negociar, não posso insultar”, afirmou Mujica, que sempre manteve uma relação mais próxima com Hugo Chávez do que com Maduro, a quem responsabilizou pelo período difícil que enfrenta a esquerda no continente.

“Há uma velha confusão entre socializar e estatizar, que culmina em burocratismo, uma velha doença humana da qual até Roma padeceu. E parte da esquerda não aprende as lições da história”, ressaltou Mujica. “O que não significa abandonar nossas bandeiras. A luta pela igualdade se justifica mais do que nunca. Não pela igualdade absoluta, mas para reduzir a distância (entre pobres e ricos).” (Com agências internacionais)

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?