El Mayo, co-fundador do Cartel de Sinaloa, se entrega nos EUA
El Mayo é um dos criminosos mexicanos mais procurados. No entanto, ele nunca passou sequer um dia na prisão
atualizado
Compartilhar notícia
Ismael Zambada Garcia, mais conhecido como “El Mayo”, um dos fundadores do Cartel de Sinaloa, foi preso nos Estados Unidos (EUA) nesta quinta-feira (25/7). O criminoso se entregou às autoridades junto a Joaquín Guzmán López, que é filho de Joaquín “El Chapo” Guzmán. As informações são da rede de televisão mexicana N+.
El Mayo é um dos criminosos mexicanos mais procurados e ganhou notoriedade na década de 1990 por liderar organizações mexicanas de tráfico de drogas. Ele foi co-responsável por fundar o Cartel de Sinaloa, junto a Joaquin “El Chapo” Guzman Loera.
O Cartel de Sinaloa, segundo autoridades norte-americanas, é considerado uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas e poderosas do mundo. Embora a atuação de El Mayo fosse conhecida, ele nunca passou sequer um dia na prisão.
Pesam contra Zambada Garcia acusações relacionadas à importação de grandes quantidades de entorpecentes para os Estados Unidos. Ele ainda é apontado como responsável por supervisionar, por décadas, o tráfico de drogas como cocaína, heroína, metanfetamina e fentanil para os EUA.
Autoridades dos Estados Unidos ainda indicam que, para garantir o sucesso do cartel, Zambada Garcia empregou indivíduos para obter rotas de transporte e armazéns para importar e armazenar narcóticos, além de “sicários” para realizar sequestros e assassinatos no México para retaliar rivais que ameaçavam o cartel.
O Departamento de Estado dos EUA oferecia recompensa de US$ 15 milhões por informações que levassem à prisão e condenação de Zambada Garcia.