metropoles.com

Michelle Obama entra de cabeça em campanha pela educação de meninas em todo o mundo

Celebridades como Kelly Clarkson, Missy Elliott, Queen Latifah, Blake Lively, Lea Michele e Janelle Monáe apoiam a mobilização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Youtube/Reprodução
michelle_obama
1 de 1 michelle_obama - Foto: Youtube/Reprodução

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, lançou nesta quarta-feira (16/3) uma mobilização em apoio à educação de meninas em todo o mundo. Como parte da iniciativa do governo americano Let Girls Learn (Deixem as Garotas Aprenderem), a campanha #62MillionGirls (#62MilhõesDeGarotas) foi lançada na plataforma Change.org e busca o compromisso das pessoas para a causa. O nome da mobilização é uma referências às 62 milhões de meninas que ainda não têm acesso à escola em todos os países. O anúncio aconteceu no SXSW, um festival de cinema, música e tecnologia, em Austin, estado do Texas.

A campanha no site Change.org pretende reunir cidadãos interessados em se engajar, a longo prazo, pelo direito à educação de garotas. Ao longo do ano, #62MillionGirls usará a plataforma para mobilizar as pessoas em ações específicas e complementares. Ao espalhar a causa pelas redes sociais, a campanha irá estimular que os apoiadores criem campanhas sobre educação de meninas em suas próprias comunidades, com temas que façam sentido em seus locais.

“Eu aplaudo a Change.org por construir uma comunidade de cidadãos engajados e por fornecer a tecnologia para que pessoas de todos os lugares tenham o poder de iniciar movimentos locais para a transformação social. Estou muito animada com esta fase da campanha #62MillionGirls, em que a mobilização pela educação de meninas está acontecendo internacionalmente na plataforma”, diz Michelle Obama.

Change.org/Divulgação
Aproximadamente 62 milhões de meninas não têm acesso à educação no mundo

A mobilização #62MillionGirls também conta com o apoio de celebridades. As cantoras Kelly Clarkson, Missy Elliott, Lea Michele, Kelly Rowland, Janelle Monáe, Zendaya estão lançando a música “This is for my girls” (Isto é para as minhas garotas), composta por Dianne Warren. Além disso, Blake Lively, Queen Latifah, Sophia Bush estão participando de painéis sobre o tema no festival SXSW. Todas estão divulgando a iniciativa na Change.org por meio de suas redes sociais.

Para a presidente da Change.org, Jennifer Dulski, “quando meninas têm a acesso à educação, elas melhoram suas vidas e contribuem para uma sociedade mais bem sucedida. Infelizmente, 62 milhões de garotas não têm esta oportunidade. É por isso que a Change.org está honrada por ser o suporte desta iniciativa da primeira-dama de empoderar pessoas em todos os lugares para levantarem suas vozes pela educação de meninas.”

Esta é mais recente campanha criada por uma grande personalidade na Change.org. No fim do ano passado, a vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, também fez uma mobilização voltada para educação na plataforma. Com mais de 140 milhões de usuários em todo o mundo, a plataforma registra cerca de um abaixo-assinado vitorioso por hora.

Sobre Change.org
A Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, com 140 milhões de usuários em 196 países. Mais de 50 milhões de pessoas já assinaram pelo menos uma petição vitoriosa. Atualmente, a cada hora, um cidadão consegue uma vitória por causa da petição que ele criou no site. É uma ferramenta de mobilização aberta e neutra, em que qualquer pessoa ou grupo pode criar o seu abaixo-assinado e movimentar a sua campanha.

Sobre #62MillionGirls
Let Girls Learn é uma iniciativa do governo dos Estados Unidos, lançada pelo presidente Barak Obama e a primeira-dama Michelle Obama, em apoio às 62 milhões de meninas em todo o mundo que estão fora da escola. Metade delas são adolescentes. Estas garotas têm menos oportunidades econômicas e estão mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis, ao casamento precoce e forçado e outras formas de violência. Por outro lado, quando uma garota recebe educação de qualidade, ela passa a ter uma probabilidade muito maior de desenvolvimento, criar uma família de forma saudável e educada, além de melhorar a sua vida de forma geral e também do local onde vive. Uma parte fundamental da Let Girls Learn é incentivar soluções lideradas pelas próprias comunidades, em apoio à redução das barreiras que impedem as adolescentes de completarem a sua educação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?