metropoles.com

Edmundo González revela ameaças na Venezuela: “Continuaremos a luta”

Candidato de oposição à Nicolás Maduro na Venezuela chegou à Espanha neste domingo (8/9), onde recebeu asilo político

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Perez del Carpio/Getty Images
imagem colorida mostra Maria Corina Machado e Edmundo Gonzalez, opositores na Venezuela - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra Maria Corina Machado e Edmundo Gonzalez, opositores na Venezuela - Metrópoles - Foto: Marcelo Perez del Carpio/Getty Images

O candidato de oposição na Venezuela Edmundo González, que concorreu nas últimas eleições presidenciais contra o presidente Nicolás Maduro, chegou à Espanha neste domingo (8/9), onde recebeu asilo político. Em Caracas, ele tem um mandado de prisão em aberto por supostos “crimes eleitorais”.

Em um áudio, González revelou que passou por “pressões, coações e ameaças” para conseguir sair de Caracas, capital da Venezuela. Ele também agradeceu as mensagens de solidariedade que tem recebido.

“Confio que em breve continuaremos a luta pela liberdade e pela recuperação da democracia na Venezuela. Um forte abraço a todos”, afirmou o opositor de Maduro.

Edmundo González chegou à Base Aérea de Torrejón de Ardoz, perto da capital espanhola Madri, em um avião da Força Aérea do país que o abrigou. Ele teria se abrigado, nas últimas semanas que passou na Venezuela, junto ao embaixador espanhol em Caracas.

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, disse neste domingo que Edmundo González tomará posse como presidente constitucional e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Nacionais no dia 10 de janeiro de 2025.

Em carta para os venezuelanos, ela informou que González deixou o país para preservar a sua liberdade e a sua integridade e já está na Espanha, onde pediu asilo.

Ela prosseguiu: “A sua vida [de González] estava em perigo, e as crescentes ameaças, intimações, mandados de detenção e até as tentativas de chantagem e coação a que foi sujeito demonstram que o regime não tem escrúpulos nem limites na sua obsessão em silenciá-lo e tentar subjugá-lo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?